Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Tortinhas Francesas de Maçã (Galettes)

 Ingredientes:

  • 2 folhas de massa folhada, congeladas (descongele-as antes de utilizar)
  • 6 maçãs
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 6 colheres de sopa (3/4 de um tablete) de manteiga sem sal gelada, cortada em cubos pequenos
  • 3/4 de xícara de gelatina de damasco ou geleia de damasco, morna e peneirada
  • 3 colheres de sopa de destilado de maçã, rum ou água (recomendado: destilado de maçã Calvados)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 graus C. Forre 2 assadeiras com papel manteiga.
Desdobre as folhas de massa folhada e corte cada folha em quarto pedaços. Coloque os pedaços de massa nas assadeiras preparadas e leve-as à geladeira enquanto prepara as maçãs. Descasque as maçãs e corte-as ao meio através do caule. Retire os talos, o meio e as sementes com uma faca afiada e um boleador de melão. Corte as maçãs transversalmente em fatias finas, de aproximadamente 0,6cm de espessura.
Coloque as fatias de maçã, sobrepostas na diagonal, em cada pedaço de massa e coloque uma fatia de maçã em cada lado. Polvilhe 3/4 de xícara cheia de açúcar sobre todos os pedaços de massa e adicione cubinhos de manteiga. Asse por 40 minutos, até a massa ficar dourada e as bordas das maçãs começarem a dourar. Gire a assadeira uma vez durante o cozimento.
Se a massa estufar em algum lugar, corte uma pequena fenda com uma faca, para deixar sair o ar. Não se preocupe! Os sucos de maçã irão queimar na panela, mas os galettes ficarão bem!
Quando os galettes estiverem prontos, aqueça a geleia de damasco, juntamente com o Calvados e pincele as maçãs e a massa com esta calda de damasco. Solte os galettes com uma espátula de metal, para que elas não grudem no papel manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário