Conecte-se à ABPM:

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Apfel Strudel

Por Aline da Silva Costa

Apfel Strudel

O Apfelstrudel (significando folhado de maçã) é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena, tendo-se tornado popular internacionalmente. É a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa central, conhecida em Alemão por Strudel. Pensa-se que tenha sido influenciada pelas cozinhas do Império Bizantino, da Arménia e da Turquia. Em Viena, é possível encontrar vestígios destas três cozinhas.

É também possível encontrar o Apfelstrudel no sul da Alemanha e em muitos países que outrora fizeram parte do Império Austro-Húngaro, com a Croácia, a Hungria, a República Checa, a Eslováquia e a Eslovénia.

Consiste num invólucro oblongo de massa de strudel, recheado com maçãs cortadas em quadrados pequenos, canela, passas e migalhas de pão. Por vezes, é utilizado rum para intensificar o sabor. Outros ingredientes possíveis são os pinhões, as nozes e as amêndoas. A arte da preparação consiste em fazer a massa muito fina e elástica. Diz-se que cada camada deve ser suficientemente fina para se conseguir ler um jornal através dela.

O strudel recheado é cozido no forno e pode ser servido quente, normalmente polvilhado com açúcar em pó. A tradição sugere que seja servido ainda quente, com açúcar a gosto, apesar do gelado de baunilha e do chantili serem bastante populares. Outra forma agradável de o comer consiste em regá-lo com molho de baunilha, conhecido por Kanarienvogelmilch, na Áustria.

Para que o Apfelstrudel seja o mais sumarento possível, as maçãs devem ser de boa qualidade para serem cozidas e devem possuir um bom aroma ácido.

Ingredientes
Massa:
300 gr de farinha de trigo
50 gr de manteiga
1 xícara (chá) rasa de água
1 colher (chá) de sal
Recheio:
5 maçãs
100 gr de passas sem sementes
2 xícaras (chá) de açúcar
Caldo de 1/2 limão

Preparação:
 
Etapa 1
Misture a manteiga com a farinha, amasse com a água onde já dissolveu o sal até formar uma massa lisa e consistente (como massa de pastel).

Etapa 2
Deixe descansar por meia hora, depois abra a massa com o rolo o mais fino possível, sobre um pano polvilhado de farinha.

Etapa 3
Pincele com manteiga derretida e espalhe o recheio.

Etapa 4
Salpique 50 gr de manteiga aos pedacinhos.

Etapa 5
Com a ajuda do pano enrole a massa como rocambole, pincele com gema e leve para assar em assadeira untada com manteiga.

Etapa 6
Polvilhe com açúcar assim que retirar do forno.

Etapa 7
Para o recheio:
Descasque as maçãs e corte-as em fatias bem finas, acrescente as passas e deixe de molho no caldo de limão e no açúcar.

Etapa 8
Depois da torta pronta sirva com creme chantilly feito com 250 gr de creme de leite batido com 50 gr de açúcar e umas gotas de vanilina.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário