Conecte-se à ABPM:

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Tarte de merengue

Encontre nesta sobremesa, o recheio com maçã mais delicioso que alguma vez provou sem ter de seguir uma receita complicada. Aceite esta nossa proposta!

Tarte de merengue.
10 a 12 porções
Tempo de preparação: 1h 15 min.
Grau de dificuldade: Médio
Frigorífico: 3 dias
Congelador: 15 dias

Ingredientes:
MASSA:
200 g de farinha
1 c. (de sopa) de açúcar
1 c. (de sopa) de manteiga
1 ovo
1 dl de água fria
1/2 limão (raspa)
manteiga para untar
sal q.b.

Recheio:


2 maçãs
1 c. (de sopa) de açúcar
2 dl de água fria
150 g de açúcar
2 ovos
2 c. (de sopa) de maisena
1 limão
2 claras
3 c. (de sopa) de açúcar

Preparação:


1 - Para a massa, ligue o forno a 190ºC. Unte uma tarteira com manteiga. Junte todos os ingredientes para a massa. Deixe repousar durante 15 minutos no frigorífico. Estique com o rolo, forre a tarteira com papel vegetal e coloque a meio do forno com as leguminosas, durante dez minutos. Retire as leguminosas e coza durante mais cinco minutos.

2 - Para o recheio, coza as maçãs, previamente arranjadas e cortadas em pedaços, com a colher de sopa de açúcar e 0,5 da água e reduza a puré. Para o creme de limão, faça uma calda com a restante água e o açúcar, fervendo apenas para derreter o açúcar. Junte os ovos com a maisena, envolva na calda e leve a banho-maria para engrossar. Junte depois o sumo do limão.

3 - Verta então o puré de maçã no fundo da tarte, de seguida o creme de limão e por fim as claras em castelo, previamente batidas e misturadas com as três colheres de sopa de açúcar. Coloque na parte de cima do forno até gratinar. Sirva depois com as raspas de metade do limão e bem fresca.

Alternativa

Sirva a tarte apenas com os dois cremes, anulando as claras. Para isso, junte ao creme de limão ainda quente duas folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria e bem espremidas, e leve logo ao frigorífico.

Leia mais em: http://www.vip.pt/tarte-de-merengue-fruta-com-mais-sabor

Nenhum comentário:

Postar um comentário